terça-feira, 23 de junho de 2015

Novidades em DVD - Kingsman: Serviço Secreto

De: Matthew Vaughn. Com Colin Firth, Samuel L. Jackson, Taron Egerton, Mark Strong e Michael Caine. Ação / Espionagem, Reino Unido, 2015, 129 minutos.

Gratíssima surpresa do início desse ano, o filme Kingsman: Serviço Secreto (Kingsman: The Secret Service), traz um quê de "Tarantino se reúne no bar com Frank Miller" para as obras com agentes secretos como protagonistas. Estiloso até não poder mais, com lutas sangrentas e altamente realistas, divertido - mas não apenas nas piadinhas de "tiozão" de filmes como Missão Impossível e sim em todos os aspectos - e ainda contando com um herói muito mais humano e falível (como não ser assim tendo Colin Firth como protagonista?), a obra do diretor Matthew Vaughn, de Kick Ass, consegue trazer inclusive algum frescor a um segmento já bastante oxigenado. Que o digam as recentes recriações da série James Bond, aquelas com Daniel Craig como protagonista que, inspiradíssimas, falam por si.

Kingsman começa com uma desastrosa ação de resgate que resulta na morte de um dos agentes secretos. Um salto de 17 anos no tempo faz com que sejamos apresentados a Eggsy (o estreante Egerton), filho do falecido agente que, agora um adulto, tem tudo menos responsabilidade. Com a mãe abalada pela morte do marido (e convivendo com tipos nada confiáveis), o jovem comete pequenos delitos que acabam resultando em sua prisão e consequente liberação algumas horas depois. É nesse momento que Eggsy conhecerá Harry Hart (Firth) que vê no rapaz um potencial para se tornar um agente secreto. Ao lado de outros recrutas, ele chama o jovem para uma curiosa "entrevista de emprego", onde apenas os mais fortes permanecerão. Para Harry essa poderá ser uma forma de se redimir pelos erros cometidos no passado.


A trama parece meio previsível, mas a condução é muito criativa, especialmente na primeira metade da película. Alguns dos desafios que são impostos aos jovens durante o seu treinamento em Kingsman, mais parecem inspirados no terrível vilão Jigsaw de Jogos Mortais. Sendo uma delas, durante o sono dos candidatos, uma das mais tensas do filme. Enquanto os postulantes a uma das vagas na agência de espionagem vão se qualificando, um vilão desvairado - interpretado por um inacreditável Samuel L. Jackson, abusando dos trejeitos vocais - se prepara para tentar dominar o mundo. (sim, já viram filme de espionagem em que o sujeito do mal não tem um plano ultra-ambicioso?) Ao disponibilizar internet gratuita por meio de um chip disponível para quem quiser, o personagem de Jackson, o ricaço Richmond Valentine, pretende controlar a mente de toda a população, eliminando-a em um golpe seguinte.

Sim, parece coisa de história em quadrinhos, e é, já que a história que dá origem a Kingsman foi escrita e desenhada pela dupla Mark Millar e Dave Gibbons. A auxiliar de Valentine, Gazelle (Sofia Boutella) é a sua mortal assistente. Enquanto Michael Caine e Mark Strong interpretam outros integrantes que compõem o time da agência de espionagem. O filme nem sempre terá um ritmo legal - especialmente na reta final a coisa se arrasta um pouco. O que, eventualmente poderá tornar a experiência levemente cansativa. Mas as ótimas cenas de luta (aquela que ocorre em uma igreja (!) é quase improvável), os diálogos espertos e o glamour da produção (e dos gadgets mais loucos que os do Agente 86) acabam compensando. Ainda mais em um universo recheado de spin offs, reboots, remakes e adaptações de todos os tipos de obras. Uma obra original não deixa de ser bem-vinda.

Nota: 8,0




Nenhum comentário:

Postar um comentário