segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Cinema - A Casa Sombria (The Night House)

De: David Bruckner. Com Rebecca Hall, Sarah Goldberg e Evan Jonigkeit. Drama / Suspense, Reino Unido, 2021, 108 minutos.

Vamos combinar que muito do sucesso de um suspense psicológico se deve a capacidade de se criar uma atmosfera adequada àquela narrativa. Digamos que temos uma tendência maior a "comprar" a ideia se nos sentirmos mais diretamente conectados à experiência - e a ambientação, o clima ou mesmo a construção do mistério tem muito a ver com isso. Nesse sentido, acredito que A Casa Sombria (The Night House) é extremamente bem sucedido naquilo que se propõe. Temos aqui um suspense de ares genéricos - uma professora (personagem da ótima Rebecca Hall) que mora em uma bela e isolada casa a beira de um lago e que tenta superar o inesperado suicídio do marido. Mas que utiliza não apenas as suas boas ideias para a elaboração de uma trama complexa, bem amarrada e cheia de possibilidades de interpretação, e que ainda se alia a uma ótima aplicação da parte técnica em favor da narrativa. E, bom, talvez eu esteja meio desacostumado a obras desse gênero, mas fiquei bastante animado com o que vi.

O caso é que, de forma bastante resumida, o trabalho do diretor David Bruckner te prende bastante. O que não deixa de ser um mérito, já que a trama se desenrola de forma fluída, inserindo aqui e ali algumas pistas do que pode ter levado Owen (Evan Jonigkeit) a dar cabo da própria vida - e será vasculhando os objetos do falecido, que Beth (Hall) tentará buscar respostas. E esse processo será não menos do que instigante, já que a casa, uma habitação bastante ampla, parecerá guardar segredos que vão para além do concreto, atingindo campos abstratos, metafísicos. Beth, por exemplo, descobrirá um caderno em que Owen fazia anotações aleatórias em meio a desenhos que parecem ser da planta da própria casa em que viviam. Mas será mesmo? Por que será que a casa parece forjada em uma espécie de "mundo invertido"? E por que Owen, em meio a tudo isso, parecia nutrir uma obsessão por outras mulheres - há um grande volume de fotos em seu celular -, todas semelhantes à própria Beth?

E tudo piorará quando Beth parecerá ter visões do próprio marido falecido dentro da casa, que surgirá em sonhos em que parece tentar comunicar alguma coisa à viúva. É tudo muito misterioso, a ponto de Beth perguntar aos colegas de trabalho se eles acreditam em fantasmas, já que ela tem dificuldade em encaixar as peças. Contando com o suporte da amiga Claire (Sarah Goldberg), Beth persistirá em sua investigação pessoal sendo surpreendida, lá pelas tantas, por segredos que ela jamais poderiam imaginar reais. Aliás, eles são reais? Sem abusar dos jump scares, Bruckner aposta nas sutilezas na hora de "sufocar" o espectador. Nesse sentido, há um ótimo uso dos jogos de sombras dentro de casa, bem como dos espelhos, vidros e outras estruturas que resultam em reflexos, ilusões de ótica e devaneios gerais, que são reforçados pela fotografia de tons soturnos e pelo desenho de produção sorumbático (tudo parece evocar pessimismo e desalento e não é para menos).

[ATENÇÃO: ALGUNS SPOILERS A PARTIR DAQUI] Apostando ainda num intertexto que discute temas como depressão - e de como essa doença terrível pode se manifestar em uma pessoa - de forma surpreendentemente gráfica, o filme jamais agride a inteligência do espectador, transformando a atitude extrema do marido em uma espécie de solução limite para a tormenta que lhe acometia. E as teorias a respeito do desfecho podem variar de serial killer em conflito - que talvez assassinasse mulheres semelhantes à Beth como forma de "compensar" a sua obsessão, a alegorias de fuga de controle envolvendo um grave acidente no passado (com direito a experiência de quase morte). E tudo isso contando com uma interpretação magnética de Rebecca Hall - e juro que a sequência que envolve um bar e um diálogo asfixiante com os colegas de trabalho seria motivo suficiente para uma indicação ao Oscar, se A Casa Sombria não fosse tratado como mera experiência escapista de suspense. O que, definitivamente, o filme não é.

Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário