quinta-feira, 7 de março de 2019

Grandes Cenas do Cinema - Uma Babá Quase Perfeita (Mrs. Doubtfire)

Filme: Uma Babá Quase Perfeita
Cena: Entre dois jantares

Poucos filmes são tão unanimemente apaixonantes quanto Uma Babá Quase Perfeita (Mrs. Doubtfire) - obra do diretor Chris Columbus (Esqueceram de Mim) que fez gerações inteiras rirem e chorarem, com as peripécias de um pai de família (vivido com incrível ternura por Robin Williams) que tenta se reaproximar dos filhos da maneira mais inusitada possível, após um traumático divórcio. A gota da água para a separação ocorre após a festa de aniversário de um dos filhos, quando Daniel (Williams), ator recém demitido, aproveita a tarde livre para trasnformar a casa dos Hillard em uma zona, irritando profundamente a pragmática esposa Miranda (Sally Field). Como está sem emprego e sem residência fixa é impedido pelo pessoal da assistência social de ver os três filhos de forma regular - como ocorre em processos de guarda compartilhada.

Só que quando ele descobre que Miranda está procurando uma nova babá, Daniel vê a oportunidade de se reaproximar da família, na pele da senhora Doubtfire, a idosa de voz doce do título original, que cativa a todos. Bom, a história do filme todo o mundo já está careca de saber: há o irmão gay de Daniel que lhe ajuda no processo de transformação e um simpático antigo namorado de Miranda, de nome Stu (Pierce Brosnam), que reaparece com intenções de reatar o relacionamento com a antiga namorada. Em meio a tudo isso estará Daniel que, na pele da senhora Doubtfire, procurará manter segredo sobre sua nova "identidade", o que gerará cenas hilárias, como aquela em que uma assistente social lhe visita em seu novo apartamento ou aquela em que o filho Chris (Matthew Lawrence), flagra a idosa urinando de pé!


Mas a meu ver nenhuma cena é mais inesquecível do que a do restaurante. Nela, Daniel se vê em uma sinuca de bico, já que deve participar de dois jantares ao mesmo tempo: um na pele de Daniel, em que encontrará um produtor de TV disposto a lhe oferecer um programa e em outro com Stu e os Hillard em que estará vestido de senhora Doubtfire, agora integrante inseparável da família. É claro que, conforme a noite avançar e uma ou outra taça de vinho for "saboreada", as coisas sairão um pouco do controle - culminando em uma cena engraçada e trágica ao mesmo tempo e que envolve Stu sendo salvo pela babá. É uma sequência que impressiona, que nos diverte e emociona e que é exemplar do talento de Robin Williams na composição de figuras tão distintas (sendo inevitável pensar em como ele "nos deixou" cedo).



Filme que envelhece muitíssimo bem, Uma Babá Quase Perfeita ainda surpreende ao deixar de lado um esperado "final feliz" - que era tão comum em obras otimistas dos anos 90. Na relação de Miranda e Daniel não há espaço para voltar atrás nas decisões - ambos constatam que são melhores pessoas sem a convivência juntos e o principal de tudo: não deixarão de amar os filhos mesmo estando separados. Leve, ligeiramente iconoclasta e surpreendentemente divertido, o filme permanece, 25 anos depois de lançado, no coração de qualquer cinéfilo que cresceu nos anos 90. Suas importantes lições sobre vida após o divórcio dos pais e sobre a valorização da busca pela felicidade também permanecem atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário