quinta-feira, 7 de maio de 2015

Lado B Classe A: The xx (xx)

Econômico: assim pode ser definido o grupo britânico The xx. Seja pelo minimalismo dos arranjos, do instrumental, os vocais sussurrados, ou a simplicidade das capas de seus dois álbuns lançados até o momento, não podemos associar este adjetivo com falta de qualidade - algo que pode ser logo constatado por quem se aventurar a explorar além da superfície o trabalho realizado pela banda.

Tal qual um pequeno frasco que guarda em seu interior o melhor perfume (metáfora batida, mas válida aqui), o primeiro lançamento do grupo, xx, de 2009, traz em sua aparente simplicidade uma experiência requintada que vai se revelando aos poucos, envolvendo-nos em uma atmosfera sensual e altamente romântica. Com uma sonoridade bastante original, assim que nos acostumamos com o estilo de música fica extremamente fácil de reconhecer o som da banda.


Batidas eletrônicas simples, andamento lento, guitarras limpas e algum teclado são suficientes para envolver os duetos masculino/feminino de Romy Madley Croft e Oliver Sim, a força motriz do álbum. Podemos identificar muita influência de R&B no grupo, resultando em um disco climático e agradável de ouvir, com uma pegada pop autêntica e envolvente. Faixas como VCRHeart Skipped a Beat, e Basic Space estão entre os (muitos) pontos altos do disco, contribuindo para que esta seja uma obra sucinta, homogênea e sofisticada.

Apesar de considerarmos este um legítimo exemplar Lado B Classe A, o The xx teve uma canção do disco incluída na abertura da minissérie "Amores Roubados", da Rede Globo (Intro), e outra regravada pela cantora Shakira (Islands, em versão mais superproduzida, porém sem o charme da gravação original). Com todos adjetivos já elencados aqui, xx é, desde já, um clássico do novo milênio que certamente merece toda a nossa (e a sua) atenção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário