terça-feira, 13 de novembro de 2018

Novidades em DVD - Mamma Mia 2: Lá Vamos Nós de Novo

De: Ol Parker. Com Lily James, Amanda Seyfried, Meryl Streep, Pierce Brosnan, Colin Firth e Stellan Skarsgard. Comédia / Musical, EUA, 2018, 114 minutos.

Em tempos sombrios, cheios de ódio e de intolerância como estes que vivemos um filme como Mamma Mia 2: Lá Vamos Nós de Novo (Mamma Mia! Here We Go Again) é um verdadeiro alento. Aliás, é uma obra tão graciosa, tão gostosa de assistir que a gente chega a torcer para que não acabe. Se me perguntarem da história, bom, é um fiapo que serve apenas para que um bando de atores simpaticíssimos e talentosos possam cantar, dançar, fazer coreografias e animar o nosso dia. Roteirista de O Exótico Hotel Marigold (2012), o diretor Ol Parker consegue a proeza de reunir novamente todo o elenco que participou do primeiro episódio - agregando ainda nomes interessantes como Andy Garcia e Cher que, não por acaso, participarão (juntos) de algumas das melhores e mais engraçadas sequências da película.

A trama é absolutamente simples e conta a história a partir do primeiro ano da morte de Donna (Meryl Streep). Como forma de marcar a data, Sophie (Amanda Seyfried) pretende reinaugurar o hotel mantido pela mãe que, agora, está totalmente reformado. Entre os convidados estão os três "pais", Harry (Colin Firth), Sam (Pierce Brosnan) e Bill (Stellan Skarsgard), além das inseparáveis amigas da mãe Rosie (Julie Walters) e Tanya (Christine Baranski). Além de pensar nos detalhes da organização do evento, Sophie precisa lidar com a distância do marido Sky (Dominic Cooper), que está cursando hotelaria em Nova York. O reencontro fará reavivar uma série de memórias envolvendo Donna - e aí está uma das grandes sacadas da obra, já que será nestes flashbacks que entenderemos como Donna resolve ficar na Grécia e, claro, como ela conhece cada um dos postulantes a par romântico.



Assim, como no ótimo primeiro filme, a película se valerá das letras das canções do ABBA durante todo o decorrer da história, inclusive com o objetivo de conferir um senso de continuidade a narrativa. E como o quarteto sueco tem um milhão de hits, músicas que haviam ficado de fora do primeiro filme, como Waterloo, I Have a Dream, Knowing Me, Knowing You, Fernando e I Wonder (Departure) serão descortinadas conforme a trama avança. Já músicas como Dancing Queen serão inevitavelmente resgatadas - seja por meio de flashbacks ou em trilhas incidentais. E, como dica, há uma cena final pós-créditos envolvendo a música Take a Chance On Me que é simplesmente a sequência mais divertida do filme!

Sim, sabemos que Mamma Mia 2 não vai mudar nossas vidas. Não é uma obra de profundidade ou que trará algum debate político/ideológico absolutamente relevante e necessário como muitas que são lançadas nos dias de hoje - e é bem provável daqui a algumas semanas a gente esqueça dela. Mas como disse no começo da resenha, o clima anda pesado, hostil, sufocante. E, vez ou outra, a gente também precisa rir - e, va lá, rir, rir do absurdo que ocorre no nosso dia a dia, também pode ser uma forma de resistir a tudo o que tem acontecido. Se entreter, enfim. Se a vida real não anda convidativa, que possamos nos perder nas cores absolutamente primaveris dessa querida obra, cheia de um otimismo latente, de canções inesquecíveis e com o envolvimento de tantos atores legais. Torcer o nariz pra um filme tão bem humorado, tão amistoso e tão leve como esse, só torna você um chato. Talkey?

Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário