segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Sete considerações Sobre os Indicados ao Oscar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou os indicados ao Oscar na manhã desta segunda-feira (13/01) e, nós, do Picanha, fazemos algumas considerações sobre!

1) Primeiro de tudo, muito felizes pela indicação da Petra Costa na categoria Documentário pelo irretocável Democracia em Vertigem. Nas bolsas de apostas ele não aparecia como uma possibilidade certa - inclusive ele corria por fora. Mas essa categoria costuma surpreender. Não por acaso, o grande favorito, inclusive para ganhar a estatueta dourada, o incensado Apollo 11, ficou de fora. Isso abre brecha até mesmo para sonharmos com voos maiores para a obra. Por quê não?


2) Coringa foi o filme com o maior número de indicações - 11 no total -, seguido por Era Uma Vez em Hollywood, O Irlandês e 1917 com 10. E, assim, a gente já pode trabalhar com a possibilidade de estes serem os grandes favoritos para a premiação que ocorre no dia 9 de fevereiro. Lembrando que Era Uma Vez faturou o Critcis Choice Awards na noite de ontem e 1917 ganhou o Globo de Ouro na categoria Filme Drama na semana passada. Talvez com isso eles estejam um pouco na frente dos demais na corrida.

3) Um filme em língua estrangeira tem que ser MUITO BOM para conseguir seis indicações ao Oscar - que é o caso do espetacular Parasita. Deve ser o vencedor fácil na categoria Filme em Língua Estrangeira (já podem marcar no bolão). Na mesma categoria, confesso que fiquei triste em não ver o filme do Senegal, o soberbo Atlantique, entre os indicados. Acho que surpresa MESMO ali, foi a presença do documentário Honeyland da Macedônia. Aliás, as duas indicações tornariam o filme o favorito para a categoria Documentário? É cedo para dizer.

4) Uma surpresa do a presença da Kathy Bates entre as indicadas na categoria Atriz Coadjuvante - por seu papel em O Caso Richard Jewell. Ainda sobre as atrizes, não foram muitas vezes na história que uma mesma atriz foi nominada na categoria principal e como coadjuvante, que foi o feito alcançado por Scarlett Johansson neste ano. Ela concorre por História de Um Casamento e Jojo Rabbit.


5) E, no fim das contas, o tão badalado Frozen 2 ficou de fora na categoria animação. Tinha apressadinho dando como certa a vitória do filme da Disney na noite da premiação. Não vai rolar.

6) Outra forma de dizer que "tem Brasil no Oscar" são as indicações para o filme Dois Papas. Dirigido por Fernando Meirelles, deu à Jonathan Pryce uma nominação na categoria Ator e para Anthony McCarten para Roteiro Adaptado. Ainda sobre os roteiros originais, gostei da lembrança de Entre Facas e Segredos nesta categoria. É um filme muito divertido!

7) O Farol foi lembrado na categoria Fotografia. Gostamos!

A lista completa de indicados pode ser vista no link do El País!

E, agora é aguardar a premiação que ocorre na noite de 9 de fevereiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário