FILME
Tiago Bald
O fato de La La Land ter recebido CATORZE indicações é um sinal mais do que forte de que o filme de Damien Chazelle deve verdadeiramente levar a categoria principal da noite. Fora o amontoado de conquistas nas premiações prévias, entre elas o Producers Guild Awards (em geral um dos melhores termômetros), o Bafta e o Globo de Ouro. A única "zebra" possível seria o Moonlight, que tem sido bem recebido por crítica e público e tem se fortalecido na reta final.
Quem eu gostaria que ganhasse: A Chegada
Quem vai ganhar: La La Land.
Henrique Sulzbach de Oliveira
As premiações recentes, além do grande número de indicações para La La Land, tornam este o franco favorito da noite. Mas, se lembrarmos da surpresa do ano passado com Spotlight vencendo, pode acontecer o mesmo com Moonlight - o único capaz de bater o musical de Damien Chazelle.
Quem eu gostaria que ganhasse: A Qualquer Custo.
Quem vai ganhar: La La Land
DIRETOR
Tiago
Essa é uma categoria que não parece complicada, uma vez que Damien Chazelle parece ter caído, definitivamente, nas graças do público e da crítica pelo trabalho em La La Land. As conquistas nas premiações prévias - com destaque para a vitória no Directors Guild Awards (DGA), também o coloca algumas milhas na frente dos demais. Único que poderia atrapalhar a sua conquista seria Barry Jenkins pelo trabalho tocante em Moonlight.
Quem eu gostaria que ganhasse: Denis Villeneuve (A Chegada)
Quem vai ganhar: Damien Chazelle (La La Land)
Henrique
Damien Chazelle já é o diretor queridinho de Hollywood. Desde o sensacional Whiplash que seu trabalho já vem sendo ovacionado pelo público e a academia. E não há de negar que faz um trabalho competente em La La Land, o que pode torná-lo o mais jovem a vencer o prêmio desta categoria.
Quem eu gostaria que ganhasse: Denis Villeneuve (A Chegada)
Quem vai ganhar: Damien Chazelle (La La Land)
ATOR
Tiago
Casey Affleck está simplesmente espetacular em sua interpretação de um pai de família devastado em Manchester à Beira-Mar e certamente merece o prêmio. As prévias, com a vitória em mais de 10 premiações confirma o seu favoritismo. Mas um certo Denzel Washington, que venceu o Screen Actors Guild (SAG) nas últimas semanas, promete deixar a disputa em aberto até o último minuto. Qualquer coisa diferente seria zebra, ainda que Andrew Garfield se entregue - E MUITO - em seu papel no ótimo Até o Último Homem.
Quem eu gostaria que ganhasse: Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)
Quem vai ganhar: Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)
Henrique
Casey Affleck arrebatou a maioria dos prêmios até o momento, mas Denzel Washington andou surpreendendo ao ganhar força ao final da temporada de premiações, além de ter seu papel na direção de Um Limite Entre Nós. O embate fica entre os dois.
Quem eu gostaria que ganhasse: Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)
Quem vai ganhar: Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)
ATRIZ
Tiago
Esta é uma categoria bastante indefinida. Isabelle Hupert venceu várias premiações prévias por seu papel no polêmico Elle. Mas Emma Stone concorre por La La Land, além de ter faturado o Screen Actors Guild (SAG), que normalmente se apresenta como um dos melhores termômetros pro Oscar. Natalie Portman por seu tocante papel como a recém-viúva Jacqueline Kennedy corre por fora. Já a Meryl Streep? Bom, ela sempre é indicada. O que não significa necessariamente vitória.
Quem eu gostaria que ganhasse: Isabelle Huppert (Elle)
Quem vai ganhar: Isabelle Huppert (Elle), por milésimos de segundos
Henrique
Esta categoria está polarizada também. Natalie Portman começou como favorita mas perdeu força para Emma Stone, do queridinho La La Land.
Quem eu gostaria que ganhasse: Isabelle Huppert (Elle)
Quem vai ganhar: Emma Stone (La La Land)
ATOR COADJUVANTE
Tiago
Essa categoria parece ser uma das mais tranquilas na hora de apostar, já que Mahershala Ali faturou simplesmente todas as premiações prévias por sua caracterização ao mesmo tempo sutil e visceral em Moonlight. Todos os demais indicados parecem apenas coadjuvantes de luxo em sua categoria - ainda que o jovem Lucas Hedges tenha feito um excelente papel em Manchester à Beira-Mar.
Quem eu gostaria que ganhasse: Mahershala Ali (Moonlight)
Quem vai ganhar: Mahershala Ali (Moonlight)
Henrique
Esta categoria é barbada. Mahershala Ali, com seu papel fundamental no belo Moonlight é o franco favorito ao prêmio. O fato de ele ser muçulmano em um momento delicado pelo qual os Estados Unidos vem passando também conta a seu favor - o que não tira o mérito de sua excelente atuação.
Quem eu gostaria que ganhasse: Mahershala Ali (Moonlight)
Quem vai ganhar: Mahershala Ali (Moonlight)
ATRIZ COADJUVANTE
Tiago
No ano em que o inacreditável Donald Trump se tornou presidente dos Estados Unidos, nada melhor do que um Oscar que possa demonstrar bem a diversidade. E, nós, aqui do Picanha, já aguardamos ansiosamente o discurso de Viola Davis, que deve ser a grande vencedora da categoria, por seu papel enérgico em Um Limite Entre Nós. Viola, além de muito talentosa, certamente servirá como excelente porta-voz para um momento em que o conservadorismo, o racismo, a misoginia e o preconceito em todas as suas formas, parecem ser a ordem do dia - não apenas na terra do Tio Sam, mas no mundo todo. Ah, Viola ganhou o Screen Actors Guild (SAG), o Globo de Ouro, o Bafta e tantas outras premiações, que lhe dão a credencial para faturar a categoria.
Quem eu gostaria que ganhasse: Viola Davis (Um Limite Entre Nós)
Quem vai ganhar: Viola Davis (Um Limite Entre Nós)
Viola Davis está com a moral toda pelo seu papel em Um Limite Entre Nós e, além de ser uma excelente atriz que sempre nos apresentou grandes papeis no cinema, teve a seu favor um bom tempo de tela para demonstrar a que veio, ao contrário de Naomi Harris (Moonlight) e Michelle Williams (Manchester à Beira-Mar), que entregam performances em tempo reduzido de tela, mas não menos impactantes - algo mais condizente à categoria de coadjuvante.
Quem eu gostaria que ganhasse: Naomi Harris (Moonlight)
Quem vai ganhar: Viola Davis (Um Limite Entre Nós)
ROTEIRO ORIGINAL
Tiago
No Writers Guild Of America (WGA) ocorreu uma situação curiosa em relação a Moonlight, que, adaptado de uma peça de teatro, foi indicado na premiação prévia na categoria Roteiro Original. Com o caminho aberto, a tendência seria a de La La Land faturar a categoria, uma vez que já é uma tradição o filme que ganha o maior prêmio da noite também vencer no roteiro. Só que Manchester à Beira-Mar e seu texto originalíssimo conquistaram um amontoado de outras premiações prévias - Bafta, Critics Choice Awards - que o coloca como um eventual favorito.
Quem eu gostaria que ganhasse: Manchester à Beira-Mar
Quem vai ganhar: Manchester à Beira-Mar
Henrique
Categoria difícil de prever. Embora La La Land seja um dos favoritos, seu roteiro não é exatamente o ponto forte do filme. Já Manchester à Beira-Mar tem uma trama mais complexa, profunda, o que pode lhe favorecer. Uma pena que as chances de A Qualquer Custo sejam quase nulas, com seu roteiro preciso e de subtexto importantíssimo, além dos diálogos geniais.
Quem eu gostaria que ganhasse: A Qualquer Custo
Quem vai ganhar: Manchester à Beira-Mar
ROTEIRO ADAPTADO
Tiago
Foi o vencedor na categoria Roteiro Original no WGA, o que lhe coloca como o grande favorito ao prêmio. Deve vencer aqui, colocando fogo na disputa pela estatueta principal da noite.
Quem eu gostaria que ganhasse: A Chegada
Quem vai ganhar: Moonlight
Henrique
Moonlight é adaptado de uma peça de teatro, mas acabou ganhando prêmios como roteiro original em algumas premiações. Tudo indica que aqui acabará levando o prêmio também.
Quem eu gostaria que ganhasse: A Chegada
Quem vai ganhar: Moonlight
FILME ESTRANGEIRO
Tiago
Asghar Farhadi já venceu o Oscar da categoria em 2012, pelo excelente A Separação e há uma forte tendência de repetir a dose na noite de amanhã. O surpreendente, melancólico e divertido Toni Erdmann, candidato da Alemanha seria a segunda alternativa. E, como a Academia gosta de histórias tocantes relacionadas as grandes guerras, o emocionante dinamarquês Terra de Minas deve ser também considerado.
Quem eu gostaria que ganhasse: Terra de Minas
Quem vai ganhar: O Apartamento
Henrique
Categoria difícil. Até então o alemão Toni Erdmann era o favorito da noite, mas com o impedimento do diretor iraniano Asghar Farhadi (premiado com o Oscar por A Separação) de comparecer à cerimônia devido a medidas do presidente Trump, suas chances aumentam exponencialmente com o filme O Apartamento, visto que a academia poderia premiá-lo como um ato político.
Quem eu gostaria que ganhasse: Toni Erdmann
Quem vai ganhar: Toni Erdmann
ANIMAÇÃO
Tiago
A melhor animação DISPARADA é Moana, com uma protagonista complexa, falível e humana que certamente é capaz de emocionar adultos e crianças, além de apresentar um importante subtexto sobre a igualdade de gêneros - já não era sem tempo o fato de cair a ficha (especialmente nas produções da Disney) de que as mulheres não devem ser necessariamente - e sempre - as mocinhas indefesas. A Tartaruga Vermelha, com sua trama surrealista e melancólica também merece ser visto. Mas quem deve vencer mesmo a categoria é o mediano Zootopia. Não me perguntem o por quê.
Quem eu gostaria que ganhasse: Moana
Quem vai ganhar: Zootopia
Henrique
Não assisti nenhuma das obras, mas tudo indica que o prêmio vá para Zootopia, embora A Tartaruga Vermelha tenha recebido diversos elogios mundo afora.
Uma ótima cerimônia para todos nós! =D