Bom, como vocês já sabem, a Academia divulgou na manhã desta quinta-feira os indicados ao Oscar 2025 - a premiação ocorre no dia 02 de março e, para nós brasileiros, promete ser o maior evento cinematográfico da história recente. Tanto que ainda estamos aqui e emocionados, pra elaborar essa rápida listinha com as nossas considerações sobre indicados, esquecidos, surpresas e tudo o mais!
1) Antes de mais nada PARA TUDO que Ainda Estou Aqui fez história ao ser indicado não apenas na categoria Filme em Língua Estrangeira - e até havia alguma dúvida de que alcançaríamos esse feito, dada a qualidade natural dos nominados (quase sempre a melhor produção do País naquele ano, ou a que mais merece reconhecimento) -, mas também na de Melhor Filme! MELHOR FILME! Em quase 100 edições do Oscar essa é a primeira vez que isso acontece - de um filme brasileiro ser lembrado na categoria máxima, o que aumento E MUITO as nossas chances.
2) E a cereja do bolo é a indicação da Fernanda Torres como Atriz, aumentando a visibilidade e as expectativas, após a conquista do Globo de Ouro! A maior "rival" na categoria segue sendo a Demi Moore pelo trabalho espetacular em A Substância - o que comprova que nesse quesito o carecão de ouro vai estar em boas mãos. Claro que a gente vai estar na torcida pela nossa Fernanda totalmente INDICADA! Mas o que vier daqui pra frente, é lucro. Em tempo, fecham a categoria de Melhor Atriz Cynthia Erivo por Wicked, Mikey Madison por Anora e Karla Sofía Gascón por Emilia Perez.
3) Aliás, falando em Emilia Pérez ele é a nossa verdadeira pedrinha no sapato para a premiação desse ano. O filme, que ainda não assistimos, tem sido divisivo, gerado polêmica e uma sensação de ame ou odeie - o que nesse meio também pode ser positivo (para ele), por conta do buzz gerado. O filme que representa a França - mas se passa no México -, foi lembrado em 13 categorias. Claro que isso não significa vitória, ainda mais em um cenário de incerteza, como parece ser o desse ano. De acordo com o Dalenogare, no canal dele, o fato de Ainda Estou Aqui ter sido lembrado a Melhor Filme aumentas as chances nas outras duas categorias, já que tudo daqui pra frente, nesse mês todo, é um novo jogo.
4) Em tempo, O Brutalista, um épico histórico sobre a experiência imigrante, que ainda não conferimos, e Wicked, a versão cinematográfica de sucesso da Broadway - que estamos com ZERO ÂNIMO de conferir - receberam 10 indicações. Conclave, ótima surpresa do começo do ano sobre os bastidores da eleição do Papa - resenha em breve -, e Um Completo Desconhecido -, um olhar sobre os primeiros anos do Bob Dylan, foram lembrados em oito categorias, sendo esses os principais filmes na disputa.
5) Claro que por mais emocionados que estejamos, não é difícil perceber que esse parece um ano meio fraco cinematograficamente falando, com poucas obras que se sobressaem ou que são unanimidade. A parte boa é que isso torna tudo ainda mais imprevisível - o que é bom para nós e para a nossa torcida.
6) Em relação às surpresas, vale comentar que o próprio A Substância é uma ótima surpresa na categoria máxima - um body horror exagerado, maravilhoso e repulsivo, que é um tipo de filme que não costuma ser atrativo entre os votantes. Talvez para os americanos e para alguns de nós, a Fernanda chegar à Atriz também seja surpreendente, por mais que o nosso patriotismo (o nosso, não o daqueles que batem continência pra bandeira estadunidense) estivesse em alta. E, bom, nem precisamos dizer no quão surpreendente foi a obra de Walter Salles chegar à categoria máxima!
7) Sobre os esnobados, penso que havia algumas certezas que parecem não ter se confirmado - caso das atrizes Pamela Anderson, por The Last Showgirl e Nicole Kidman, por Babygirl, além da Angelina Jolie por seu trabalho tão elogiado em María. A ausência de Rivais, em Trilha Sonora, também surpreende, dada a ótima receptividade do trabalho de Trent Reznor e Atticuss Ross, premiados mundo afora. Aliás, Rivais acabou por ser uma decepção como um todo e a campanha de lembrança parece não ter funcionado. No mais, fora o esquecimento de diretores como Edward Berger por Conclave, numa categoria disputadíssima, não há grandes esnobadas a serem destacadas, ao menos inicialmente.
E, bom, que venha o Oscar!
Melhor Filme
Anora
O Brutalista
Um Completo Desconhecido
Conclave
Duna: Parte Dois
Emilia Pérez
Ainda Estou Aqui
Nickel Boys
A Substância
Wicked
Melhor Atriz
Cynthia Erivo - Wicked
Karla Sofia Gascón - Emilia Pérez
Mikey Madson - Anora
Demi Moore - A Substância
Fernanda Torres - Ainda Estou Aqui
Melhor Ator
Adrien Brody - O Brutalista
Timothée Chalamet - Um Completo Desconhecido
Colman Domingo - Sing Sing
Ralph Fiennes - Conclave
Sebastian Stan - O Aprendiz
Melhor Direção
Sean Baker - Anora
Brady Corbet - O Brutalista
James Mangold - Um Completo Deconhecido
Coralie Fargeat - A Substância
Jacques Audiard - Emilia Pérez
Melhor Filme Internacional
Ainda Estou Aqui
A Garota da Agulha
Emilia Pérez
A Semente do Fruto Sagrado
Flow
Melhor Atriz Coadjuvante
Monica Barbaro - Um Completo Desconhecido
Ariana Grande - Wicked
Felicity Jones - Brutalista
Isabella Rossellini - Conclave
Zoe Saldaña - Emilia Pérez
Melhor Ator Coadjuvante
Yura Borisov - Anora
Kieran Culkin - A Verdadeira Dor
Guy Pearce - Brutalista
Jeremy Strong - O Aprendiz
Edward Norton - Um Completo Desconhecido
Melhor Roteiro Original
Anora
Brutalista
A Verdadeira Dor
Setembro 5
A Substância
Melhor Roteiro Adaptado
Um Completo Desconhecido
Conclave
Emilia Pérez
Nickel Boys
Sing Sing
Melhor Animação
Robô Selvagem
Divertida Mente 2
Flow
Wallace & Gromit: Avengança
Memoir of a Snail
Melhor Documentário
Black Box Diaries
No Other Land
Porcelain War
Trilha Sonora Para um Golpe de Estado
Sugarcane
Melhor Trilha Sonora Original
O Brutalista
Conclave
Emilia Pérez
Wicked
Robô Selvagem
Melhor Fotografia
O Brutalista
Duna: Parte Dois
Emilia Pérez
Maria
Nosferatu
Melhor Montagem
Anora
O Brutalista
Conclave
Emilia Pérez
Wicked
Melhores Efeitos Especiais
Alien: Romulus
Better Man
Duna: Parte Dois
Kingdom of Planet of the Apes
Melhor Figurino
Conclave
Wicked
Nosferatu
Um Completo Desconhecido
Gladiador II
Melhor Maquiagem e Penteado
Um Homem Diferente
Emilia Pérez
Nosferatu
A Substância
Wicked
Melhor Direção de Arte
Duna: Parte Dois
Wicked
O Brutalista
Nosferatu
Conclave
Melhor Som
Um Completo Desconhecido
Duna: Parte Dois
Emilia Pérez
Wicked
Robô Selvagem
Melhor Curta-Metragem
ALien
Anuja
I'm Not a Robot
The Last Ranger
The Man Who Could Not Remain Silent
Melhor Curta Animado
Beatuitul Men
In the Shadow of the Cyrpess
Magic Candles
Wander to Wonder
Yuck!
Melhor Curta Documentário
Death by Numbers
I am Ready, Warden
Incident
Instruments of a Beating Heart
The Only Girl in the Orchestra
Melhor Canção Original
"El Mal" - Emilia Pérez
"The Journey" - The Six Triple Eight
"Like a Bird" = Sing Sing
"Mi Camino" - Emilia Pérez
"Never Too Late" - Elton John: Never Too Late