A premiação máxima do cinema rola no próximo domingo (10/03) - a transmissão, como de praxe será na TNT - e estamos com ótima expectativa para a edição desse ano. Primeiro porque a safra está muito boa, a despeito de eu ter abominado com todas as minhas forças o Zona de Interesse, que é uma espécie de unanimidade da crítica. No mais, algumas categorias parecem certas, outras gerarão dúvidas até o último instante e é assim mesmo. Aqui a gente faz as nossas apostas, mas o caso é que não conseguimos assistir tudo de todas as categorias - há uma vida real pra viver, afinal. Mas mesmo assim a gente se arrisca e pitaqueia em tudo, baseado em prévias, em outras premiações, em bolsas de apostas e por aí vai. Uma ótima premiação a todos!
FILME
Me parece que só se houver um cataclismo Oppenheimer não vence a categoria máxima da noite. Um erro. Um desvio de rota. Nas bolsas de apostas das bets da vida a odd é 1,01 pra vitória da obra de Christopher Nolan. Significa que é o melhor filme de fato? Claro, essa é uma questão subjetiva, mas que eu acharia o máximo ver a Academia premiando uma obra ousada e excêntrica como Pobres Criaturas, ah, isso eu acharia. Só que Oppenheimer venceu Bafta, Sindicato dos Atores e dos Produtores e outros termômetros. É bem diferente do que rolou ano passado quando, até o último segundo, não daria pra cravar com certeza na vitória de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. Esse ano deve dar a lógica. Pra alegria do fã clube do Nolan.
Quem vence: Oppenheimer
Vou curtir demais se vencer: Pobres Criaturas
DIRETOR
Aqui deve dar a dobradinha com Nolan também vencendo nessa categoria. E a lógica é a mesma da anterior. O diretor de Oppenheimer venceu absolutamente todas as prévias importantes - de Bafta a Sindicato dos Diretores, passando por Critics Choice e Globo de Ouro. Essa tá de barbada também, nas bolsas de apostas. Seria justo se Martin Scorsese ganhasse por Assassinos da Lua das Flores? Seria. Até mesmo porque o trabalho no filme é impecável. Mas seria uma surpresa e tanto. O Yorgos Lanthimos eu nem comento, porque ele tem o componente esquisitice e, por mais que a Academia esteja se modernizando, não sei se chega a tanto.
Quem vence: Christopher Nolan por Oppenheimer
Vou curtir demais se vencer: Yorgos Lanthimos.
ATOR
Nessa categoria a coisa tá mais equilibrada entre Paul Giamatti por Os Rejeitados e Cillian Murphy por Oppenheimer. Eu sou um giamatter então torço muito pelo primeiro - e Os Rejeitados é um filme muito bacana, seria uma forma de também reconhecê-lo. E de reconhecer o próprio Giamatti, que já foi esnobado em oscares mundo afora vinte anos atrás. Quanto as prévias, foram vitórias de parte a parte. Murphy, por exemplo, faturou o Bafta e o Sindicato dos Atores. Já Giamatti pegou o Critics Choice e o Globo de Ouro. Por fora, corre o Jeffrey Wright por Ficção Americana, um filme cheio de carisma e que deu ao seu protagonista prêmios como o Spirit Awards. Uma das categorias mais disputadas, com certeza.
Quem vence: Cillian Murphy por Oppenheimer (por uns milésimos de segundos)
Vou curtir demais se vencer: Paul Giamatti por Os Rejeitados.
ATRIZ
Nos bastidores me parece haver uma campanha pra converter Annette Bening em vencedora, já que ela está em sua quinta indicação, se posicionando como a veterana das indicadas. Seria uma forma de reconhecê-la pela primeira vez. Certamente mais pelo conjunto da obra do que por Nyad, que é um filmezinho bem meia bomba e que sequer chegou à categoria principal. E como se já não bastasse tudo isso, ainda há dois pequenos probleminhas chamados Emma Stone e sua companheira da família Stone, a Lily Gladstone que não apenas entregaram tudo em Pobres Criaturas e em Assassinos da Lua das Flores, como ainda faturaram todas as prévias. Emma pegou o Bafta, Globo de Ouro (em Comédia ou Musical) e o Crtics Choice. Já Lily faturou o Globo de Ouro (em Drama) e o Sindicato dos Atores. Lily tem ainda um componentezinho que talvez a coloque milímetros na frente: em tempos de Oscar repaginado e valorização das minorias, talvez seria um belo momento ver uma atriz nativa americana subindo ao palco pra receber a premiação. Será?
Quem vence: Emma Stone por Pobres Criaturas (por dois mililitros de vantagem)
Vou curtir demais se vencer: Lily Gladstone por Assassinos da Lua das Flores
ATOR COADJUVANTE
Sim, a gente sabe Ryan Gosling estava ótimo em Barbie, mas vamos combinar que pegou bem mal essa coisa de ele ter sido indicado e a Margot Robbie não. No mais, tem também o fato de Robert Downey Jr., um dos mais carismáticos da nossa geração, tá passando o rodo nas prévias, por seu papel em Oppenheimer. Sim, eu tenho restrições com o filme do Nolan, mas vou ter que aceitar o fato de que haverá muitas subidas ao palco em vitórias suas. No mais, como fã de Pobres Criaturas adoraria ver Mark Ruffalo, que sempre tem - assim como Downey Jr. -, ótimos discursos, vencendo.
Quem vence: Robert Downey Jr. por Oppenheimer
Vou curtir demais se vencer: Mark Ruffalo por Pobres Criaturas
ATRIZ COADJUVANTE
Talvez aqui esteja uma das maiores barbadas da noite, já que Da'Vine Joy Randolph papou tudo quanto é prévia por seu comovente papel em Os Rejeitados. Seria uma das maiores surpresas da história ela não vencer o Oscar.
Quem vence: Da'Vine Joy Randolph por Os Rejeitados
Vou curtir demais se vencer: America Ferrera por Barbie
ROTEIRO ADAPTADO
Aparentemente aqui está a maior chance de Ficção Americana não sair de mãos abanando, já que o filme ganhou alguns prêmio prévios que merecem ser considerados - entre eles o Bafta e o Critics Choice. Barbie corre por fora, ainda que no Critics tenha concorrido (e vencido) na categoria Roteiro Original. Uma curiosidade nesse ano: o prêmio do Sindicato dos Roteiristas ocorre após o Oscar, então não será possível contar com esse balizador.
Quem vence: Ficção Americana
Vou curtir demais se vencer: Barbie
ROTEIRO ORIGINAL
Nas prévias, com Barbie fora do disputa e em outra categoria, o caminho parece aberto para uma justíssima de Anatomia de Uma Queda. O filme de Justine Triet faturou o Bafta e o Globo de Ouro. E, verdade seja dita, por mais que os indies estejam apaixonados por Vidas Passadas, a história não deixa de ser bastante convencional se comparada com Anatomia. O fato de ser o vencedor da Palma de Ouro de Cannes também fortalece a campanha do filme francês - que, inexplicavelmente, não foi selecionado por seu País para a disputa de Filme Internacional.
Quem vence: Anatomia de Uma Queda
Vou curtir demais se vencer: Segredos de Um Escândalo, que é um filmaço
ANIMAÇÃO
Devo admitir que me dediquei pouco às animações esse ano - por mais que goste da categoria, foquei em outras. O resultado é que não assisti nem Homem Aranha: Através do Aranhaverso e nem O Menino e a Garça - aliás, duas propostas bastante distintas que devem embolar a votação até o último minuto. De coração eu adoraria ver o filme de Hayao Miyazaki vencendo. Mas essa coisa de ele ser meio recluso em festivais deve pesar na decisão. Talvez. Vai saber. os dois que vi me apaixonei, no caso Nimona e Meu Amigo Robô. E o que for pra ser será.
Quem vence: Homem Aranha Através do Aranhaverso
Se vencer vou curtir demais: Nimona
DOCUMENTÁRIO
Nesse ano essa categoria está bastante disputada já que nas prévias a maioria dos candidatos tiveram alguma vitória em alguma premiação - sendo uma das mais expressivas o Bafta para o pesadíssimo 20 Dias em Mariupol (que terá resenha em breve por aqui). Tem uma outra coisa estranha e que segue estranha até hoje que foi a esnobada da Academia à Still: Ainda sou Michael Jackson - e vitórias como a do Critics Choice tornam tudo ainda mais esquisito. Em resumo: é uma categoria difícil de apontar com Bobi Wine: O Presidente do Povo e a A Memória Infinita correndo por fora.
Quem vence: 20 Dias em Mariupol
Se vencer vou curtir demais: A Memória Infinita
FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Se a França tivesse enviado Anatomia de Uma Queda era só correr pro abraço que a vitória estaria consolidada. Mas não foi o caso. E se há uma lógica que costuma funcionar muito bem nessa categoria é aquela que envolve a indicação dupla - nesta e na categoria principal. Se isso ocorre é praticamente certo de que o vencedor este será decretado o vencedor. E esse é o caso de Zona de Interesse que, de quebra, ainda faturou o Bafta - o que lhe coloca à frente de A Sociedade da Neve e Dias Perfeitos, que correm por fora.
Quem vence: Zona de Interesse
Se vencer vou curtir demais: Dias Perfeitos
CURTA LIVE ACTION
Essa costuma ser uma das categorias "derruba bolão", ainda que a Netflix esteja em campanha forte para alçar The After à vitória. Só que tem um probleminha no caminho chamado Wes Anderson - e seu A Incrível História de Henry Sugar, que também tem um aparato forte de campanha por trás (da própria Netflix) e muito mais apelo com a popularidade dos nomes envolvidos. A tendência é de ficar entre os dois, com os demais correndo por fora - entre eles o meu preferido, Knight of Fortune.
Quem vence: A Incrível História de Henry Sugar
Se vencer vou curtir demais: Knight of Fortune
ANIMAÇÃO EM CURTA METRAGEM
A vitória no Annie Awards sempre é um bom termômetro e esse é o caso do comovente War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko, que saiu com o prêmio na categoria curta. No mais é meio imprevisível. Particularmente o francês Paquiderme é o que mais me pega - tem uma história potente que contrasta com os traços meio impressionistas. Mas não sei se é suficiente pra mudar o cenário.
Quem vence: War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko
Se vencer vou curtir demais: Paquiderme
DOCUMENTÁRIO EM CURTA METRAGEM
Particularmente sou apaixonado por O ABC da Proibição de Livros - e toda essa história de O Avesso da Pele, livro do Jeferson Tenório que deixou a gadaiada agitada nesta semana, fez fortalecer ainda mais a minha paixão por essa pequena obra. Só que na hora de apontar quem ganha nesta ou naquela categoria é importante agir sem paixão. E o caso é que... sinceramente eu não sei! The Last Repair Shop é uma joia. The Barber of Little Rock também. E o que dizer de Nai Nai e Wài Pó? A famosa categoria que ninguém dá bola tá espetacular nesse ano. E tudo pode acontecer.
Quem vence: The Last Repair Shop
Se vencer vou curtir demais: O ABC da Proibição de Livros.
DESENHO DE PRODUÇÃO
Aqui também temos uma categoria disputada com Pobres Criaturas, Barbie e Oppenheimer polarizando a disputa. Talvez o filme de Yorhos Lanthimos ainda esteja um dedinho na frente, afinal é realmente assombroso o trabalho de desenho de produção da obra - que, não por acaso, foi agraciada com o Bafta e o prêmio do Sindicato de Direção de Arte. Ok, Oppenheimer também venceu esse último na categoria Filme de Época, o que embola a coisa. Resta aguardar.
Quem vence: Pobres Criaturas
Se vencer vou curtir demais: Barbie
FIGURINO
E aqui temos mais uma disputa imprevisível, com Barbie e Pobres Criaturas, que faturaram uma série de prévias polarizando a disputa. Ambos venceram o Costume Design Guild em suas categorias batendo ótimos concorrentes nessa caminhada. No Critics deu Barbie. No Bafta Pobres Criaturas. E boa sorte na aposta de vocês.
Quem vence: Barbie
Se vencer vou curtir demais: Pobres Criaturas
SOM
Aqui a tendência de vitória de Oppenheimer é gigantesca, até mesmo porque se tem uma coisa que é boa no filme do Nolan é esse aparato técnico por trás. Além disso, as vitórias em prévias importantes colocam a obra alguns passos adiante de Maestro e Zona de Interesse, que correm por fora - este último com a vitória no Bafta.
Quem vence: Oppenheimer
Se vencer vou curtir demais: Sinceramente? Uma das categorias que menos me empolga.
FOTOGRAFIA
Com a vitória na Sociedade dos Diretores de Fotografia, Oppenheimer larga na frente novamente. E as conquistas no Critics e no Bafta aumentam as possibilidade. A odd deve ser de 1,01 aqui também. Ia achar lindo O Conde ou Pobres Criaturas ganhando? Ia. Mas não vai rolar.
Quem vence: Oppenheimer
Se vencer vou curtir demais: Pobres Criaturas
EDIÇÃO
Me dá uma leve broxada pensar que Oppenheimer vai passar o rodo nessas categorias técnicas, mas o caso é que depois das vitórias no Critics, no Bafta e no Sindicato não tem muita escapatória. E se for falar bem a verdade, com as idas e vindas do roteiro, a edição é, de fato, uma das marcas positivas do filme do Nolan.
Quem vence: Oppenheimer
Se vencer vou curtir demais: Assassinos da Lua das Flores
EFEITOS VISUAIS
Aqui a gente dá um tempinho pro Oppenheimer que não foi lembrado nessa categoria e se diverte com as possibilidades. Depois da comovente comemoração da equipe de Godzilla Minus One, que viralizou no dia do anúncio dos indicados, imagina o que eles não serão capazes de fazer em caso de vitória. A torcida é total! Só que pra isso eles vão ter de superar a equipe do Resistência, que venceu o prêmio da Sociedade de Efeitos Visuais. Não custa torcer! Até mesmo porque o primeiro ´filme é infinitamente melhor que o segundo.
Quem vence: Resistência
Se vencer vou curtir demais: Godzilla Minus One
MAQUIAGEM
Com uma campanha tão intensa do Bradley Cooper e de sua galera, alguma coisa Maestro precisa ganhar, né? E o prêmio de consolação talvez esteja aqui - com o aval do Sindicato. Pobres Criaturas ganhou o Bafta e coorre por fora.
Quem vence: Maestro
Se vencer vou curtir demais: Pobres Criaturas
CANÇÃO ORIGINAL
Uma das categorias menos carismáticas do Oscar deve dar o prêmio pra alguma canção do filme Barbie, depois de todo o bafafá. A favorita é What Was I Made For da Billie Eilish.
Quem vence: What Was I Made For de Barbie
Se vencer vou curtir demais: I'm Just Ken de Barbie
TRILHA SONORA ORIGINAL
Bafta, Critics, Globo de Ouro e uma cacetada de prêmios pra Oppenheimer. Pode colocar sem medo, no bolão. Ainda que a melhor trilha disparadamente seja a de Pobres Criaturas.
Quem vence: Oppenheimer
Se vencer vou curtir demais: Pobres Criaturas
Uma ótima premiação pra todos!